quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Led Zeppelin - IV (1971)

Essa é uma banda que não tem muito o que se falar, até por que tudo que existe sobre ela já se foi falado, só venho aqui reforçar um ponto. Ela é foda!
O grupo tinha com membros o talentossísimo Robert Plant nos vocais, o mestre Jimmy Page nas guitarras, o grande John Paul Jones no baixo, e o monstruoso baterista John Bonham. Juntos se tornaram um dos maiores grupos de rock e blues que já existiu, influênciando milhões de bandas pelo mundo a fora.
Esse assim como outros albuns da banda, não possui um nome definido, sendo chamado de “IV” por ser simplesmente o quarto cd do grupo. É talvez o cd de maior sucesso comercial do grupo, e o que os tornou definitivamente o grupo mais importante do rock na década de 70.
O disco trás todo os estilos usuais da banda, misturando o tradicional Hard Rock cru e direto, com  com elementos do Folk e do Blues. Ainda há o belo vocal de Robert Plant, que eu diria que cartava feito um anjo, se isso não soasse tão gay. Jimmy Page arransando como sempre nas guitarras, trazendo solos classicos da historia do rock, e John Paul Jones e Bonhan, impecáveis na cozinha.
Há muitas lendas em torno do disco, envolvendo desde misticimos, tema comum na banda, até a venda da alma dos integrantes em troca do sucesso. Fato é que esse é um grande album, épico, hipnotizador, e intrigante, rock’n’roll da melhor qualidade, misturando músicas rápidas e agresivas, a baladas calmas e acústicas, com alguma leve sonoridades oriental.
Algumas musicas se tornaram atemporais, é o caso de Black Dog (rápida, com um riff fodastico), Rock’n’Roll (que tem tudo que um bom rock precisa ter), e a épica Stairway to Heaven ( Linda, clássica, e simplesmente perfeita).
Ouça sem dó nem piedade, e se vc já tiver tentado ouvir o cd de trás para a frente levanta a mão! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário