segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

The Black Crowes – Shake Your Money Maker (1990)

Como todas as 3 pessoas que lêem esse blog  já devem ter percebido, eu sou um grande fã do Hard Rock e do Blues, e um grande responsável por isso talvez seja esse disco, que ouvi pela primeira vez quando estava com uns 16 anos, em um final de aula de história, um pouco antes do professor pedir para eu tirar os fones do ouvido.
Vindos de Atlanta, o Black Crowes foi formado pelos irmãos Robinsons, que ressurgiram com o som típico dos anos 60 e 70, inspirados por bandas como Led Zeppelin, Rolling Stones, e Deep Purple, tanto na sonoridade quanto no visual e performances de palco.
Os dois irmãos Robinsons, juntamente com Jeff Cease, Johnny Colt e Steve Gorman formaram sem dúvida um dos grupos mais importantes para o ressurgimento do classic rock, e esse disco, o primeiro dessa trupe, está cheio do melhor que já se ouviu em termos de rock’n’roll. Esse primeiro álbum é uma forte investida na mistura rock/blues e a estreia é surpreendente. Com musicas diretas e sem frescura, misturando o psicodelismo em meio a baladas românticas, o grupo conseguiu vendeu mais de 4 milhões de cópias e com ele a banda foi eleita revelação do ano de 1990 pelos críticos americanos.
Destaque para as faixas "Twice As Hard" que abre o disco com o riff de slide já clássico de Rich Robinson. Em seguida vem o primeiro sucesso da banda, a Stoneana "Jealous Again". Para quem esperava outro rock direto, vem de surpresa a balada "Sister Luck" que começa calminha e vai crescendo até atingir seu ápice no final. "Could I've Been So Blind" leva a banda de volta ao ritmo rockeiro antes da bela balada "Seeing Things" que o refrão lembra um pouco a versão de Joe Cocker para "With A Little Help From My Friends" dos Beatles. A sexta faixa é a unica cover do disco, a regravação de "Hard To Handle" de Otis Redding que fez a banda estourar no mundo inteiro. A banda mostra de novo um Rock direto em "Thick N Thin". A balada "She Talks To Angels”, provavelmente a mais conhecida do disco, vem para acalmar os ânimos antes das rockeiras "Struttin Blues" (que não é tocada pela banda ao vivo desde 1991) e "Stare It Cold" que já virou clássico.
Shake Your Money Maker com certeza é uma das maiores estreias do Rock. Um disco sólido e com ótimas músicas desde a 1º a 10º faixa. Perfeito para quem quer viciar na banda, e se apaixonar de vez pelo rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário