Não me pergunte como, nem porquê, mas até semana passada, quando vi o seu filme autobiográfico, eu não conhecia o trabalho desse grande musico da música negra americana. Fiquei apaixonado pelo modo de cantar e por aquela musica animada.
Ray foi nas décadas de 50 e 60 um dos grandes músicos da musica americana, aproveitando o sucesso que o rock tomava com ídolos como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, e Little Richard, Ray começou a fazer apresentações em bailes e logo viu sua música crescer pelo país.
Dono de um talento sobrenatural, Ray foi o grande nome da Soul Music americana na década de 50 e ajudou a consolidar o movimento, mas navegava com genialidade por outros ritmos, como o Jazz e o Blues. Excepcional pianista, Ray impressionava por onde passava com sua música animada e dançante, e seu belo vocal, seco e rasgado, típico da música negra. Era cego, o que o tornava ainda mais excepcional, principalmente por suas habilidades no piano.
Suas músicas eram direcionadas principalmente aos bailes, tradicionais nas décadas de 50 e 60, e por isso eram animadas e extremamente dançantes, mas também se destacou como intérprete de grandes baladas românticas, musicas essas que consolidaram sua carreira e se tornaram seus grandes sucessos comerciais.
Consegui alguns trabalhos de Ray, apesar de raros na internet e de qualidade não muito boa. Por isso, deixo para vocês o cd da trilha sonora do seu filme autobiográfico de 2004, composta exclusivamente com alguns dos seus inúmeros grandes sucessos. Ray faleceu em 2004, vitima de problemas no fígado, mas mostrando que música boa está acima do tempo!
Destaque para as faixas: I Got a Woman, Hit The Road Jack, I Can’t Stop Loving You, Georgia on My Mind, e What I’d Say.
Nenhum comentário:
Postar um comentário